"Há momentos em que é importante saber com quem contar."
5 passos para agir em caso de Acidente Automóvel

Circular na estrada requer cautela, atenção e sentido de responsabilidade.
No entanto, e mesmo que cumpramos todos estes requisitos, há o risco de nos vermos envolvidos num acidente automóvel, por diversas razões. 
Por vezes, uma pequena distração, um obstáculo, as condições meteorológicas, o estado da via ou um acto imprudente podem resultar num acidente. 

É verdade que ninguém quer estar numa situação destas, contudo, é importante estar informado para reagir e lidar da melhor maneira com essa eventualidade.   

O que devo fazer em caso de acidente rodoviário?

1. Vestir o colete e sinalizar o local
Mantenha a calma e desligue o motor do seu veículo. De seguida, saia da viatura - caso verifique que tem ferimentos, seja cauteloso nos movimentos que faz e analise se é necessário contactar o 112. Caso tenha de ajudar os outros intervenientes, tome as mesmas precauções. Se não se aplicar nenhuma destas questões, o mais importante será vestir o colete refletor e sinalizar o local do acidente com o triângulo de pré-sinalização. Depois deste procedimento, deve abordar o(s) outro(s) interveniente(s) do acidente de forma cordial. 

2. Recolher dados e preencher a documentação 
O segundo passo deverá ser a recolha de dados e informação. Caso todos os intervenientes estejam de acordo, devem preencher e assinar a Declaração Amigável de Acidente Automóvel, ficando com um dos registos da participação amigável e entregando o decalque à outra pessoa. Se, pelo contrário, não houver concordância, deverão contactar as autoridades e aguardar a sua chegada ao local para fazer o registo da ocorrência.

3. Indicar todos os contactos e testemunhas 
É realmente importante que a documentação seja preenchida na totalidade e, acima de tudo, que indiquem os contactos telefónicos de todos os intervenientes e as matrículas envolvidas no sinistro. Caso exista alguma testemunha ocular do acidente, também deve ser mencionada na DAAA ou no auto de ocorrência - identificando o nome e o contacto telefónico da pessoa.

4. Participar o sinistro à seguradora
Posteriormente, deverá participar o sinistro ao seu mediador de seguros. Se é nosso cliente, basta deslocar-se ao nosso escritório e entregar a DAAA ou o auto de ocorrência das Autoridades. Se preferir, também pode digitalizar ou fotografar o documento e enviar para o nosso e-mail - sinistros@oportoseguros.pt - para que possamos dar seguimento ao processo. 

5. Escolher a oficina de reparação
Por fim, e após a atribuição de responsabilidades, poderá escolher a oficina para reparação do seu veículo. Caso decida eleger uma das oficinas recomendadas, irá agilizar e facilitar o processo de reparação do seu automóvel. 

 

Por si e por todos: seja prudente na estrada!